sábado, 6 de fevereiro de 2016

Conselhos de Polônio a Laertes em Hamlet de Shakespeare

" Poucas vezes leremos algo tão sábio, tão lúdico e verdadeiro em tão poucas palavras. "

Ser fiel a ti mesmo, e jamais serás falso com ninguém.


* * *


Laertes encerra sua despedida da irmã Ofélia...

LAERTES: Não se preocupe comigo.
Mas já me demorei muito. E aí vem meu pai, (Entra Polônio.)
Uma dupla bênção é uma dupla graça.
Feliz por despedir-me duas vezes.

POLÔNIO: Ainda aqui, Laertes! Já devia estar no navio, que diabo!
O vento já sopra na proa de teu barco;
Só esperam por ti. Vai, com a minha bênção, vai!
(Põe a mão na cabeça de Laertes.)

E trata de guardar estes poucos preceitos:
Não dá voz ao que pensares, nem transforma em ação um pensamento tolo.
( Não expressar tudo o que se pensa.)

Sejas amistoso, sim, jamais vulgar.

Os amigos que tenhas, já postos à prova,
Prende-os na tua alma com grampos de aço;
Mas não caleja a mão festejando qualquer galinho implume Mal saído do ovo
( Valorizar amigos testados, mas não oferecer amizade a cada um que aparecer a sua frente )

Procura não entrar em nenhuma briga;
Mas, entrando, encurrala o medo no inimigo.
( Evitar qualquer briga, mas se for obrigado a entrar numa, que seus inimigos o temam.)

Presta ouvido a muitos, tua voz a poucos.Acolhe a opinião de todos – mas você decide.
( Ouvir a todos, mas falar com poucos. )

Usa roupas tão caras quanto tua bolsa permitir,
Mas nada de extravagâncias – ricas, mas não pomposas.
O hábito revela o homem,
E, na França, as pessoas de poder ou posição
Se mostram distintas e generosas pelas roupas que vestem.
( Usar roupas de acordo com sua renda, sem nunca ser extravagante.)

Não empreste nem peça emprestado:
Quem empresta perde o amigo e o dinheiro;
Quem pede emprestado já perdeu o controle de sua economia.
( Não emprestar dinheiro a amigos, para não perder amigos e dinheiro.)

E, sobretudo, isto: sê fiel a ti mesmo.
Jamais serás falso pra ninguém
( Ser fiel a ti mesmo, e jamais serás falso com ninguém.)
Adeus. Que minha bênção faça estes conselhos frutificarem em ti.

LAERTES: Com toda a humildade, eu me despeço, pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...