quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Como podemos ser feliz? - Por Stephen Fry



Como posso ser feliz? Algumas pessoas acreditam que não há um único "sentido da vida". Elas pensam que o universo foi criado com um propósito e que os seres humanos fazem parte de algum plano cósmico maior. Elas acham que nosso significado vem de ser parte desse plano que está escrito no universo à espera de ser descoberto. 

Uma visão humanista de sentido na vida é diferente. Os humanistas não vem que exista qualquer propósito evidente para o universo, mas que é um fenômeno natural sem nenhum projeto por trás dele. Significado não é algo lá fora esperando para ser descoberto, mas algo que criamos em nossas próprias vidas. E, embora este vasto e incrivelmente antigo universo não foi criado para nós, todos nós estamos ligados a algo maior do que nós mesmos, quer seja a família e a comunidade, uma tradição que se estende para o passado, uma idéia ou causa olhando para o futuro ou um belo e o mais amplo mundo natural no qual nascemos e nossa espécie evoluiu. Essa maneira de pensar significa que não é apenas um grande "sentido da vida", mas que cada pessoa vai ter muitos significados diferentes em sua vida.


Cada um de nós é único e nossas personalidades diferentes dependem de uma mistura complexa de influências de nossos pais, nosso ambiente e nossas conexões. Elas mudam com a experiência e a alteração das circunstâncias.

Não existem receitas simples para viver que sejam aplicáveis a todas as pessoas. Temos gostos e preferências, diferentes e prioridades e metas. Uma pessoa pode gostar de desenhar, caminhar na floresta e cuidar de seus netos, outra pode gostar de cozinhar, assistir novelas, saborear um vinho favorito ou um novo alimento. Podemos encontrar sentido através de nossa família, nossa carreira, nos comprometendo com um projeto artístico ou uma reforma politica, com prazeres simples como jardinagem, Hobbies, ou em mil outras maneiras, dando asas a nossa criatividade ou a nossa curiosidade, nossas capacidades intelectuais ou nossa vida emocional.

O tempo para ser feliz é agora! E a maneira de encontrar sentido na vida é entrar de cabeça e vivê-la plena e profundamente como pudermos. 
Isso é Humanismo!

Stephen Fry é um ator,roterista, apresentador de televisão, cineasta e comediante britânico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...