Desmaios - Síncope
O Desmaio (Síncope) é uma perda repentina e temporária de consciência, devido à diminuição de sangue e oxigênio no cérebro. O termo "desmaiar" ou "desfalecer" é sinônimo de síncope (termo médico). Síncope pode acontecer devido a muitas causas, e diagnosticar a causa exata pode ser difícil.
O Desmaio não é uma doença em si, mas sim um sintoma provocado por inúmeros fatores:
- Alimentação - baixo nível de açúcar no sangue e falta de comida no organismo,
- Estado emocional - nervosismo, situação de pânico,
- Fatores relacionados a atividades - cansaço, excesso de tempo em pé,
- Ambientes sem ventilação,
- Dor muito intensa
- Problemas de saúde, Cerebrovascular
- Acidentes
- Trauma na região da cabeça
- Intoxicação
Antes de desmaiar é comum a pessoa apresentar sensação de moleza no corpo, suor frio, náusea, pulso fraco, pressão arterial baixa e respiração cada vez mais lenta. O momento imediatamente anterior ao desmaio é relatado como “enxergar tudo preto”.
É muito importante, ao presenciar um desmaio, verificar se a vítima esta respirando e se apresenta pulso, para diferenciar um desmaio "mais simples" de um problema mais grave. Caso a vítima não respire e não apresente pulso, entre em contato com o serviço médico (SAMU 192 ou BOMBEIROS 193 ) imediatamente e inicie massagem cardíaca.
Se a vítima ainda não desmaiou, sente-a em uma cadeira e diga a ela para baixar a cabeça abaixo dos joelhos para facilitar o retorno de sangue, e esperar a tontura passar.
Se já desmaiou, deite-a no chão, elevando as pernas em relação ao resto do corpo para facilitar a circulação de sangue para o cérebro, afrouxe as roupas da vítima e ventile o ambiente. Quando ela recuperar a consciência ofereça um pouco de água, mantenha-a sentada por um tempo ainda, pois se ela levantar-se rapidamente poderá ocorrer um novo desmaio, e se a ânsia de vômito continuar, vire-a de lado. Se a pessoa não recuperar a consciência em alguns minutos, chame o serviço de emergência médica 192.
Deite a vítima e eleve os membros inferiores acima da altura do tórax |
Geralmente, o desmaio ocorre devido a pressão baixa, diminuição do açúcar no sangue (devido a falta de alimentação) ou desidratação e por isso, o indivíduo se recupera facilmente se for seguido os procedimentos já citados. Mas pode haver casos onde haja a necessidade de ir procurar ajuda médica:
- O desmaio voltar a acontecer recorrente durantes a semana;
- Apresentar sinais de hemorragia interna, como fezes negras ou sangue na urina;
- Vômito excessivo ou problemas na fala, após acordar.
Estes podem ser indícios de um problema de saúde mais grave, como doenças cardíacas, neurológicas ou hemorragia interna sendo importante que a vítima seja levada ao hospital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário